SEARCH
The MACE portal offers access to high quality contents about architecture in Europe.

30 de outubro de 2008

Caracol

O caracol já está à espreita no projecto da Ana Diogo. Hoje, na aula de atelier, quis coscuvilhar o projecto dela. Então numa conversa a 3, eu, a Ana e o professor Pedro Cordeiro, exploramos o design do Hotel. A Ana Diogo já tinha uma forma interessante, no entanto levantava alguns problemas como já é normal no início de qualquer projecto. Um dos problemas era exactamente a ligação dos quartos com o átrio do Hotel. Inicialmente este encontrava-se separado do cilindro que corresponde ao átrio.
Como tal eu sugeri que a banda curvilínea, composta pelos quartos, se ligasse logo desde o início ao cilindro e à bolha, que irá formar o restaurante e a exposição do Hotel. Embora não tenha nenhum registo dos esquiços da Ana, vê-se pelo meu desenho a forma que se pretende.

E a forma a que chegamos relembra perfeitamente a concha espiralada calcária de um caracol. É claro que essa forma tem de ser trabalhada, mas penso que irá resultar facilmente no que a Ana espera obter no seu racionalismo de projecto. Depois de chegarmos a esta forma lembrei-me de um arquitecto, Cláudio Vilarinho, que inicia os seus projectos a partir de objectos comuns, do dia-a-dia. Por isso vou deixar aqui o site desse arquitecto para que todos possam explorar o método deste arquitecto. Queria destacar o projecto das 14 Casas polivalentes em Valença. Nele, o arquitecto, mediante a forma de uma simples rodela de ananás, vai desconstruindo o projecto até obter a forma final. (Espero que com este post possas ainda dar mais brilho ao teu projecto Ana, estás no bom caminho!)

Sem comentários:

Enviar um comentário