SEARCH
The MACE portal offers access to high quality contents about architecture in Europe.

3 de outubro de 2008

Mies van der Rohe - Residência de Farnsworth

"A Natureza também deverá ter uma vida própria. Devemos evitar perturbá-la com a cor da excessiva nossas casas e nossos interiores mobiliário. Na verdade, devemos nos empenhar para trazer a Natureza, as casas, e as pessoas para uma unidade superior. Quando se repara nas paredes de vidro da Casa Farnsworth ela assume um significado mais profundo do que apenas a sua presença. Assim, com a Natureza, manifesta - se como parte de um conjunto mais vasto. "

Mies van der Rohe













A Farnsworth House, desenhada pelo alemão Mies van der Rohe e construída em 1951, é um exemplo da arquitectura moderna. Os 60 acres de Natureza abraçam o design de Mies, na tentativa de criar uma relação do homem com a mesma, funcionando como subterfúgio do stress da vida moderna.

As paredes de vidro e o espaço interior amplo são os elementos que sustentam a ligação da casa com o ambiente. A transparência no resultado final inibe o diálogo entre espaço público e espaço privado. Composto por linhas mínimas, não resolveu o conforto, o que levou a Dr. Edith Farnsworth a iniciar um processo judicial, alegando que a residência era inabitável. Mies concordou, afirmando que o projecto, sendo uma residência de férias, foi apenas uma experimentação artística. Por outro lado, Mies provou que Farnsworth aceitou todos os seus estudos, como tal Mies van der Rohe venceu em tribunal. Mesmo assim a residência Farnsworth é um exemplo da plena expressão dos ideais modernistas.

Após a passagem da tempestade tropical Lowell pelo estado do Illinois a residência ficou inundada. A proximidade casa do rio foi uma das razões que levou o arquitecto a projectá-la assente em colunas com um metro e meio de altura, no entanto desta vez não foi o suficiente. A água chegou atingir mais de quatro metros inundando todo o interior. As visitas estão canceladas e agora só resta esperar pelos trabalhos de reparação de tamanha significativa obra do Modernismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário