SEARCH
The MACE portal offers access to high quality contents about architecture in Europe.

13 de novembro de 2008

Projecto - estudos

A minha ideia inicial era suspender os volumes da biblioteca e do arquivo, ambos estariam separados espacialmente. A ligação com os depósitos seria vertical, uma vez que os depósitos estariam enterrados no solo, quer para esconder a sua imensa massa, quer para conservação dos mesmos.

Na minha cabeça tinha o museu de Arte Contemporânea e o museu de Oscar Niemeyer (da autoria do próprio), assim como um apontamento visual de um edifício com cobertura ajardinada (de autor desconhecido). Estas imagens traduziam as minhas intenções para o projecto. A biblioteca e o arquivo separados e suspensos, um átrio semi-enterrado e os depósitos totalmente enterrados.






No entanto, dei-me conta que a dimensão da biblioteca seria muito maior que a do arquivo, assim sendo, o equilíbrio formal era impossível de se realizar mantendo a coerência do projecto.

A minha abordagem vai ter de mudar, tenho de me libertar dos meus “preconceitos”, no entanto, a imagem dos volumes suspensos não me sai da cabeça.

A minha imagem do átrio já está bem definida, quero criar uma continuidade visual. Embora a monumentalidade da entrada ainda n esteja muito pensada, o interior já. O balcão terá o comprimento total do átrio e por traz dele aparecerá um vão ao comprido que emoldura a paisagem. Nas laterais existiram rampas que acederam a biblioteca, ao arquivo e ao café. A identificação visual da biblioteca e do arquivo será feita pelos balcões de canto que iram prolongar-se para p átrio. Deste modo o átrio terá a sua monumentalidade merecida, distribuído todo o programa a partir dele.

Deixo-vos com algumas imagens dos meus estudos no Sketchup.






Sem comentários:

Enviar um comentário