SEARCH
The MACE portal offers access to high quality contents about architecture in Europe.

19 de agosto de 2010

Painéis solares ou melhor telhas solares

A geração de aproveitamento de energia solar por meio de células fotovoltaicas não é propriamente perfeita, ainda apresenta algumas lacunas que poderiam e devem ser melhoradas.
  • A discrepância do investimento inicial com o retorno da venda de energia à rede.
  • A dificuldade em encontrar pessoal especializado na instalação e manutenção dos painéis solares.
  • A estética inflexível dos painéis solares.

Todos os arquitectos vão ter de começar a incluir os painéis no seu desenho projectual e têm, como no século passado, de se ajustar, seguir e impulsionar as novas tecnologias.





Já existem muitas manhas e artimanhas para não incluir os painéis nas habitações sendo a mais usada a desenhar coberturas tão inclinadas que deixa de ser seguro ter nelas os ditos painéis. Não acredito que a única razão de não pensar em colocar os painéis seja meramente uma questão de tempo (preguiça) mas mais uma questão estética.

Tendo em conta esta problemática da estética dos painéis existe agora uma nova solução. É algo ainda muito primitivo mas que nos abre novos horizontes para que daqui a uns anos haja novas e mais estimulantes soluções no que diz respeito às energias renováveis.



Essa nova solução é da SRS Energy que criou a Solé Power Tiles. Não têm aquele impacto visual que estamos habituados a ver no topo do edifícios mas tem um carácter camalionico que tenta dissimular a percepção do mesmo. É constituído por uma rede curva de fotovoltaicas, cuja aparência relembra telhas.






Sem comentários:

Enviar um comentário